Saiba quais são os tecidos mais indicados para quem tem gatos em casa

Se você tem um gato, sabe bem que um dos hábitos do seu pet é afiar as unhas pontudas em tudo que estiver pela frente: sofás, poltronas, camas (e uma lista do tamanho que você desejar!).
Mas como ter uma casa linda e “resistente” a gatos?


Bem, em primeiro lugar, dê a eles brinquedos e arranhadores específicos para que eles possam realizar suas atividades! De acordo com o Blog Xanadu, você deve esfregar a chamada erva do gato no brinquedo. Esta erva possui um princípio ativo chamado nepetalactone que atrai os felinos, ajudando-os a identificarem aquele arranhador como algo atrativo.
Outro ponto importante é escolher bem os tecidos que entrarão nos móveis da sua casa. E esta dica também vale para quem tem cachorros. Segundo a Arquiteta Luana Alvarenga, você nunca deve usar Chenille, Jacquard, Rústicos, Linhão e tecidos à base de Juta. “Os melhores tecidos são aqueles com tramas bem fechadas e resistentes”, comenta ela.


Os tecidos mais indicados pela arquiteta para quem tem felinos em casa são sarjas, lonas, lonitas e os brins (jeans). Estes tecidos são bem resistentes, além de não aparentarem danos.  Suede ou Ultrasuede também são tecidos adequados, pois possuem trama muito fechada e têm, no seu processo de fabricação, um desgaste natural que o torna já desfiado por natureza. Além destes, Acquablock (Karsten) também possui uma trama muito fechada e, devido ao tratamento que recebe para torna-lo impermeável, praticamente fecha qualquer brecha em sua trama. Sendo assim, o tecido acaba se tornando praticamente impenetrável às unhas dos gatos. Não é tão confortável. Deve-se optar por cores claras, pois, quando arranhado, pode deixar marca na resina.